Estratégia Corporativa de Mercado e Negócios

FRASE: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se das AMEAÇAS”

Sun Tzu, 500 a.C (Analise SWOT)

 

Partindo do pressuposto e analisando essa frase significa dizer o mesmo contexto em que empresas participam de uma LICITAÇÃO para fornecer um produto novo no mercado. O objetivo business  é direcionar potencializando produto, além do posicionamento da marca no mercado.

 

Sun Tzu: Segundo o filme, uma vez um imperador desejava conquistar um reinado inteiro e chegando nesse reinado, cercou e ali ficou durante meses, ou seja, quem saísse fora do reinado seria morto e então durante meses ninguém saiu até que então o rei acabou se entregando por estar fraco e não poderia alimentar seu povo.

O imperador ao entrar no reinado se deparou com uma multidão de pessoas com fome e analisando o fato, logo em seguida ordenou que matasse todo o povoado.

 

 

MORAL DA HISTÓRIA: Dependendo Contexto e analisando friamente a possibilidade de incorporar outras estruturas, corre o risco de sua própria estrutura não suportar a carga e consequentemente morrendo junto com o concorrente. Neste caso é melhor tira-lo do mercado e incorporar gradativamente os pontos chaves.

 

Em outras situações, não é ideal tirar o concorrente do mercado. A melhor forma de desbancar uma concorrência é enfraquecendo sua estrutura a ponto de viver somente tentando se recuperar.

 Analisando outro ponto de vista

 

Eventualmente a empresa que ganhar a concorrência, terá a oportunidade a chance consolidar e repercutir todo o mercado brasileiro, destacando o produto novo, além de desbancar uma concorrência de referencia nessa linha. Neste caso acredito que a melhor forma de aplicar o marketing é divulgar de forma segmentada e de maneira eficiente como será a posição em termos de atendimento, ofertar e soluções em aplicações. O ponto chave é informar apontar para quem será fornecido, sendo desta forma facilitar a venda. Isso valida e consolida o business de estratégia.

 

Aprovei essa oportunidade para“LANÇAR” no mercado e mostrar para todos o seu potencial.

 

Outra estratégia que acredito ser fundamental é a seguinte:

 

No caso de ganhar a concorrência, não perca oportunidade para reunir as pessoas chaves que você realmente acredita ser comprometidas tanto interno como externo e faça um discurso voltado para qual estratégia que devermos seguir para obtermos o sucesso absoluto e mais uma vez solicite o comprometimento para o crescimento da organização. Também parabenize o autor que analisou a necessidade e acertou a negociação.

 

Esse tipo de reunião é interessante, pois numa conversa mais descontraída informal é possível coletar informações as vezes ocultas que ajudam a direcionar o gerenciamento.

 

Desta forma você estará dando uma nova missão motivadora com base na visão empreendedora de líder no mercado.

Use esse caso como exemplo e que não existe o desafio impossível, existe estratégias de equipe visando o mercado a qual devemos seguir para ganhar através do nosso portfólio altamente competitivo.

 

Resumindo: PONTO CHAVE: Processos e pessoas.