Chave de Fluxo tipo Palheta

Chave de Fluxo Tipo Palheta

Ideal para Ausência / Presença de Fluxo em Tubulações

"Melhor custo benefício"

chave palheta1

A chave de fluxo da Smartins & Pires Ltda., consiste de um KIT de palhetas para ser inserida na linha de acordo com o tamanho da tubulação. Com a passagem do fluido sobre uma certa pressão, desloca o fole de borracha nítrica e a haste palheta calibrada manualmente conforme aplicação acionará por ação magnética um contato seco ou sensor reed-switch (encapsulado). Os sensores/contatos elétricos ficam totalmente isolados do fluído, dependendo do caso por uma camada de resina protetiva prevendo risco de umidade do processo, além da vedação composta por selos, garantindo perfeita estanqueidade e precisão no acionamento do contato em processos de pressão elevada, contaminações ou produtos corrosivos.

Especificação Técnica

Invólucro de alumínio a prova de tempo ou Polipropileno IP-54 ideal para ambientes internos;

Palhetas AISI304;

Conexões: 1/2 ~ 2" rosca NPT/BSP ou "T";

Material da conexão: Aço Inox e latão;

Parte molhadas: Borracha nitrica e Revestimento Teflon;

Acionamento a partir de 20 LPM

Limite de temperatura: 80° C. Outras temperatura, sob consulta.

Limite pressão: 10 bar. Outras pressões, sob consulta.

Diâmetro das tubulações: 1/2 ~ 10". Outros diâmetros, sob consulta.

Posição instalação: Horizontal / Vertical (unidirecional);

Capacidade do contato: Contatos reversíveis com capacidade de 10a (resistivos) - 1/2hp – 125/250 vca e

vida mecânica de 10.000.000 de ciclos e vida elétrica 200.000 de ciclos.

 

 

Aplicações

Amplamente utilizado pelos setores de ar condicionado, equipamentos para refrigeração, sistemas de bombeamento na prevenção de incêndio, de resfriamento de máquinas, motores, fornos, bombeamento em geral, e ainda, em sistemas de controle de vazão de líquidos, a chave de fluxo é aplicada, como sensor para indicar a presença ou ausência, queda ou aumento de vazão no fluxo do líquido dentro de tubulação convencional (PVC, Ferro, Cobre e Inox) atuando sempre como um dispositivo complementar de segurança e proteção para ligar e ou desligar alarmes, motores, compressores, máquinas, bombas d’água, sinalização em painéis de controle, etc., ajudando a detectar eventuais problemas como por exemplo: aquecimento indevido, quebra de correia, mancal, obstrução na tubulação, cavitação (formação de bolhas de vapor ou gás em líquidos), entre outros.

  • Indicado para água natural, gelada, salmoura, óleo ou qualquer líquido com viscosidade semelhante a água e que não possua elementos corrosivos ao latão e borracha nitrílica;

 

Chave de fluxo para Dutos de Air

 

Chave de fluxo palheta com cabeçote de alumínio alta resistência

Ideal para aplicações industriais devido projeto robusto e resistente ao tempo e umidade.

Micro chave de fluxo 

Ideal para baixa vazão

Chave de Fluxo

 

Chave de fluxo com Retardo Eletrônico

Ideal para aplicações de Segurança contra Incêndio

Características:

Ideal para área classificada (A PROVA DE EXPLOSÃO);

Diâmetro nominal: DN50mm (2") até DN200mm (8")

Tensão: 8A ~ 250VAC, 3A a 24VDC e 2,5A ~ 30VDC

Pressão de trabalho: 400PSI

Temperatura limite: 70° C

Certificação aprovada: UL / FM / GOST

Projeto:

Equipado com parafusos invioláveis para impedir entrada não autorizada. Possui 2 interruptores  sincronizados estão contidos num bloco de terminais durável. Possui recurso interno de atraso d tempo,  minimizado o risco de alarmes falsos devido picos de pressão ou air aprisionado no sistema. Equipamento  de total confiabilidade segura projetado para precisão e repetibilidade proporcionando excelente desempenho durante vibrações causadas por alto fluxo de água. 

Porque certificar o produto?

Certificado de conformidade e um atestado de garantia a confiança emitido por um órgão certificadora com  base ABNT / UL ou FM que são entidades independentes e idôneas com poderes para APROVAR perante  qualquer instância que o mesmo satisfaz todos os requisitos das normas nacionais e ou internacionais de fabricação e perfomance.

Recomendações

Cada equipamento contém um KIT de palhetas. Antes de cortar a palheta assegure-se de que o diâmetro da tubulação ou do T em que vai ser instalada a chave de fluxo corresponda ao tamanho de marcação evitando o excesso ao tocar na parede interna da linha.

No caso de utilização de T maior do que 1” nominal, será necessário utilizar adaptador na rosca do "T" para 1” NPT. Caso haja mudança na altura da conexão em relação ao diâmetro, compensar a mesma diferença cortando mais a palheta. Assegure-se de que a palheta não toque no fundo do T ou da tubulação, nem nos cantos do T ou da conexão.

Observar sempre a direção do fluxo, na montagem, para que esteja sempre perpendicularmente ao plano da palheta. A chave de fluxo deve ser instalada na linha, num trecho horizontal, a uma distância de pelo menos 5x antes e depois o diâmetro da tubulação.

Nunca instalar próximo às válvulas, curvas, reduções, e ou obstáculos, que comprometam o fluxo normal do fluído, para não ocorrer o refluxo (que neutraliza o acionamento da chave) bem como a oscilação (liga e desliga contínuo).

Em instalação onde houver bomba de recalque e válvula de retenção, é aconselhável instalar a chave de fluxo na tubulação de sucção da bomba, por ser um lugar de baixa turbulência.

Importante certificar-se a limpeza da tubulação antes e após a instalação, deixando-a livre de sujeiras como por exemplo: restos de teflon, cola, etc. e quando a conexão “T” for soldada à tubulação, evitar que respingos de solda caiam dentro da tubulação e sobre a rosca.

O líquido deve estar livre de sujeiras, tais como: terra, areia, pedras, madeira, cola, teflon, entre outros objetos e coisas alheias à composição original ou tolerável para o líquido, sob pena de prejudicar o bom funcionamento ou danificar a chave de fluxo, como por exemplo: Travamento da haste por acúmulo de sujeira, oscilação, perfuração do sistema de selagem, etc.

Por outro lado, se o acumulo de sujeira for incontrolável, recomenda-se instalar filtro de linha. Admite a utilização em tubulação vertical; tanto para o sentido do fluxo ascendente como descendente.

  • Confirmar a voltagem do equipamento antes de ligar;
  • Verificar se o equipamento está ligado;
  • Verificar se todos os Componentes/acessórios estão ligados;
  • Utilizar óculos de segurança;
  • Nunca expor o equipamento à chuva ou locais umidos devido sua compatibilidade;
  • Nunca sobrecarregar a ferramenta;
  • Utilizar ferramentas adequadas.

IMPORTANTE: Ao instalar a chave de fluxo verifique que: - a seta acompanhe a direção do fluxo; - a palheta deve ficar perfeitamente transversal ao fluxo observando-se sempre a altura correta dentro da tubulação para evitar que a palheta toque no fundo da mesma e trave o acionamento da chave. Verificar sempre se a vazão do líquido está compatível com o mínimo exigido para atuação da chave de fluxo.

Nunca use a caixa como apoio, ao rosquear a peça na tubulação. Utilize apenas a parte sextavada como apoio para chave ou grifo.

Esquema Eletrico

COM =Comum /  NO =Normalmente aberto /  NC =Normalmente fechado

Antes de utilizar qualquer ferramenta elétrica, recomendamos a observação de determinadas medidas básicas de segurança a fim de evitar choques elétricos, acidentes pessoais, risco de incêndio ou até mesmo quebra do equipamento:

Calculo de velocidade e relação ao diâmetro e fluxo

 

Depto. de Vendas

vendas@smartinstec.com.br

smartinstec@gmail.com

11 97132-8406 - José Carlos

11 98282-2888 - Jorge Pires